logo DevMedia  
Home Entenda o site Revistas Canais Cursos Palestras Suporte Fórum +Serviços Assine Compre Créditos

Edição do Mês
  Fórum DevMedia
Fórum de Discussão
Conheça também o NOVO fórum da DevMedia, no endereço: www.devmedia.com.br/forum
O novo fórum possui diversas vantagens! Saiba mais em
www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=14726
Estamos sempre trabalhando na melhora do site como um todo! Bons códigos!
Equipe DevMedia

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos  RegistrarRegistrar   
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 
Edição do Mês

[OT] Faculdade, quem aqui faz?

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum DevMedia - Índice do Fórum -> Botequim do Debug
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
RJun
Membro Senior

Localiza?: Curitiba - PR

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 12:55 am    Assunto: [OT] Faculdade, quem aqui faz? Responder com Citação

Eu tenho 34 anos. Estou tentando pela 3ª vez terminar essa bendita graduação em análise de sistemas. Mas tá dificil, principalmente pelo conteúdo ministrado nas aulas. Tem uma disciplina, chamada Análise e Projeto de Sistemas. Quando eu fiz 2º grau técnico, ja faz mais de 15 anos eu já via esse conteúdo, e olha que naquela época isso já era velho. Modelo Ambiental, Diagrama de Contexto, Lista de eventos, Diagrama de Fluxo de Dados. Parece que o ensino em informática não evolui. Tem uma outra disciplina, chamada Projeto Interdisciplinar, que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo. Não consigo imaginar um diagrama de contexto para um jogo de celular. Acho isso ridiculo. Alguem que esta fazendo faculdade ve esse tipo de coisa? Qual a opinião de vocês sobre o ensino em TI no Brasil?
Leox
Novato

Localiza?: Marabá - PA

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 1:31 am    Assunto: Responder com Citação

Fiz Sistemas de Informação e é assim mesmo, são disciplinas clássicas, passamos por todas elas para no fim escolhermos uma que vamos trabalhar de verdade e estudar mais a fundo.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
NerdeX
Membro Senior

Localiza?: POA/RS

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 2:57 am    Assunto: Re: [OT] - Faculdade, quem aqui faz? Responder com Citação

Espontâneo RJun escreveu:
que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo

Sim! Concordo que para um jogo fica um pouco incabível, mas para outros projetos, grandes torna-se essencial, tanto para a visualização de classes OO, banco de dados, documentação, especificação e a perfeita harmonia e transparência com o que o cliente realmente quer! Vejo no entanto, que deves ter maior aptidão técnica (eu tmb gosto de ser técnico!), mas note que em certas empresas, de maior envergadura moral, existem cargos específicos para esse tipo de trabalho citado acima. E saibas que ... os gerentes sempre ganham "mais ... por menos" : Rolling Eyes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email MSN Messenger
Adriano Santos
Membro Senior

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 10:37 am    Assunto: Responder com Citação

RJun escreveu:
Eu tenho 34 anos. Estou tentando pela 3ª vez terminar essa bendita graduação em análise de sistemas. Mas tá dificil, principalmente pelo conteúdo ministrado nas aulas. Tem uma disciplina, chamada Análise e Projeto de Sistemas. Quando eu fiz 2º grau técnico, ja faz mais de 15 anos eu já via esse conteúdo, e olha que naquela época isso já era velho. Modelo Ambiental, Diagrama de Contexto, Lista de eventos, Diagrama de Fluxo de Dados. Parece que o ensino em informática não evolui. Tem uma outra disciplina, chamada Projeto Interdisciplinar, que é uma série de projetos que finalizará com um Jogo para celular. E nesse semestre temos que fazer esses diagramas para um jogo. Não consigo imaginar um diagrama de contexto para um jogo de celular. Acho isso ridiculo. Alguem que esta fazendo faculdade ve esse tipo de coisa? Qual a opinião de vocês sobre o ensino em TI no Brasil?

É por isso que não fiz nada na área de informática. Ia ficar maluco de raiva de certas coisas. Por incrível que pareça sou formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Quando der quero fazer um curso, mas será provavelmente Matemática.
DevSpace
Delphi to Delphi
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
jubrovolski
Membro Junior

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 11:07 am    Assunto: Responder com Citação

Olha, tenho 32 anos e sou formado em Técnico em Contabilidade. Atualmente estou cursando Administração de Empresas. Programo desde 94 ( comecei em clipper ), hoje desenvolvo aplicativos com o Delphi. Toda a bagagem adquirida foi graças a muita dedicação. Sempre me questionam sobre porque não fazer uma faculdade na área de informática. Acho que nosso amigo RJun, já disse como tb me sinto.
Optei por Adminstração para facilitar o entendimento das empresas como um todo. Isso facilita e muito o desenvolvimento de aplicativos. Depois de formado, vou procurar algum curso mais específico na área de programação, porém fazer faculdade na área de TI, acho que vai ser difícil. É muitas vezes, chover no molhado.

Reuber
Adriano Santos
Membro Senior

MensagemEnviada: Ter Ago 28, 2007 12:04 pm    Assunto: Responder com Citação

jubrovolski escreveu:
Olha, tenho 32 anos e sou formado em Técnico em Contabilidade. Atualmente estou cursando Administração de Empresas. Programo desde 94 ( comecei em clipper ), hoje desenvolvo aplicativos com o Delphi. Toda a bagagem adquirida foi graças a muita dedicação. Sempre me questionam sobre porque não fazer uma faculdade na área de informática. Acho que nosso amigo RJun, já disse como tb me sinto.
Optei por Adminstração para facilitar o entendimento das empresas como um todo. Isso facilita e muito o desenvolvimento de aplicativos. Depois de formado, vou procurar algum curso mais específico na área de programação, porém fazer faculdade na área de TI, acho que vai ser difícil. É muitas vezes, chover no molhado.

Reuber

Concordo plenamente. No meu caso, faço 30 anos mês que vem, toda minha bagagem foi adquirida no braço mesmo. Trampando muito, lendo muito, fazendo cursos e etc. Optei por Comunicação Social porque me daria uma formação diferente. Hoje tenho conhecimentos de filosofia, psicologia, política, economia enfim. Isso tem me ajudado a liderança de equipes, já que sou coordenador onde trabalho e também com a parte didática. Tiro muito proveito da minha formação pra escrever os artigos da revista, palestras e contato em geral com o público.

Confesso que estou com um pouco de medo do mercado de software. Vejo a molecada aqui na empresa aprendendo coisas como ECO, CaliberRM, ferramentas case em geral, orientação a objetos em bancos de dados e etc. Mas é uma questão de não parar de estudar.
DevSpace
Delphi to Delphi
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
mahdak
Membro Senior

MensagemEnviada: Qua Set 19, 2007 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação

27 anos, 7 anos estudando delphi, estou me formando em Engenharia Ambiental, meu TCC será um sistema para área ambiental.

nao fiz nada na area da informática pelos mesmos motivos que os colegas e ainda tambem por que me identifico mais com a engenharia, e por que o mercado na informatica ta saturado, muita demanda para pouca oferta.
lucas_spohr
Membro Pleno

MensagemEnviada: Qui Out 04, 2007 11:58 am    Assunto: Responder com Citação

Amanhã, começarei a fazer minha faculdade:

Administração à Distância... é aquela coisa né, uma vez por semana, livro pra estudar em casa... tirar dúvidas com o tutor, este, formado, mestre, doutor, sei lá... Faculdade, da UCB - Universidade Castelo Branco...

Ao meu ver, acho que é uma boa esses cursos a distância... o cara não se quebra pra pagar a faculdade, não tem aquela obrigação diária de ter que ir na aula... ou seja: acho que o proveito, é melhor...

Peço à vcs:
Tem alguém que faz faculdade à distância? E o que que vcs pensam desta forma de estudo?

Tenho 19 anos... Sei que não será a mesma coisa essa facul, pq aulas presenciais, o cara tem os amigos da mesma idade, gazeia às vezes pra tomar uma gelada, jogar sinuca, etc... hehe

vlw...
schneider
Membro Senior

MensagemEnviada: Ter Out 30, 2007 9:30 am    Assunto: Responder com Citação

23 anos meeee tempo passa
to cursando sistemas de informacao
tem muita materia que nao tem nada a ver com o ramo mais que eu to gostando
eu tenho psicologia, administracao, matematica, portugues e direito mais sao todas voltadas a area de informatica
em direito tamos estudando todos os tipos de leis autorais, portugues como documentas nossos sistemas e assim vai
to amando o curso
Laughing Laughing
DAniel S Martins
Membro Pleno

MensagemEnviada: Qua Nov 21, 2007 12:25 pm    Assunto: Responder com Citação

21 Anos, Programação desde os 16 ou seja 5 anos, já desenvolvi vários sistemas, para vários ramos diferentes. acredito que nessa area são 75% pratica e 25% teoria, primeiro aprende como faz, pra poder fazer depois vai em busca dos 25% pra poder explicar.

Sempre programei, atualmente estou lendo bastante materias sobre Gestão de TI (Documentação de Processos formais, gerenciamento de equipe, gerenciamento de conhecimento e etc.), e engenharia de software(UML), para me tornar 100%.

No mercado é preciso que você saiba fazer, o problema da facul é que ela da um apanhado geral sobre as coisas, qudo você se forma,ainda tem que escolher onde vai se especializar e isso leva tempo.
por exemplo, na Unisinos em POA tem uns cursos rapidos que direcionam a pessoa para onde ela deseja ir, se o cara quer ser programador vai direto e faz uma Formação(java,delphi, asp etc..), leva bem menos tempo que 4 anos...
Lucas Alves Silva
Membro Senior

Localiza?: Belo Horizonte - MG

MensagemEnviada: Qua Jan 30, 2008 11:32 am    Assunto: Responder com Citação

Tenho 23 anos, e estou no Quinto período do curso ciência da computação.

No curso tem muita matéria não relacionada diretamente a informática, mas que te dão uma base boa de raciocínio.

Apesar de ser muito dificil, eu gosto.
schneider
Membro Senior

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 5:32 pm    Assunto: Responder com Citação

Passei para o 3º semestre de sistemas caraca a coisa pegou agora

matematica pura
temos duas mateiras de matematica pra no ficar assim dividiram em nomes diferentes
Calculo I
e Probabilidade e estatiscas
agora é a fase q a maioria desiste troca de curso e assim vai
hehehehehe
ta pesado mas ta bom de estudar
tem tbm estrutura de dados
Pestana_
Membro Senior

Localiza?: Araras-SP

MensagemEnviada: Qua Mar 05, 2008 7:34 pm    Assunto: Responder com Citação

acho muito importante concluir uma falculdade, porque agente acaba desenvolvendo um raciocínio a nível superior o que geralmente não se encontra em cursos até mesmo sendo técnicos.

acredito que existe duas maneiras de se fazer acontecer:

A primeira é fazer de qualquer jeito e a Segunda é fazer o certo! Muitas das vezes (não generalizando) tem cursinhos que faz acontecer de qualquer jeito ou por causa de máteriais de baixa qualidade ou por causa de professores que não estão altamente qualificados.

flw.

Very Happy Good Codes!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum DevMedia - Índice do Fórum -> Botequim do Debug Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.