logo DevMedia  
Home Entenda o site Revistas Canais Cursos Palestras Suporte Fórum +Serviços Assine Compre Créditos

Edição do Mês
  Fórum DevMedia
Fórum de Discussão
Conheça também o NOVO fórum da DevMedia, no endereço: www.devmedia.com.br/forum
O novo fórum possui diversas vantagens! Saiba mais em
www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=14726
Estamos sempre trabalhando na melhora do site como um todo! Bons códigos!
Equipe DevMedia

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos  RegistrarRegistrar   
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 
Edição do Mês

Uma ajuda de DBAs experientes

Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum DevMedia - Índice do Fórum -> DBA Area
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
guibes
Novato

Localiza?: São Paulo

MensagemEnviada: Seg Out 04, 2004 11:54 am    Assunto: Uma ajuda de DBAs experientes Responder com Citação

Bom dia amigos.
Trabalho no momento como deselvolvedor, mas estou fortememte tentado a me tornar um DBA.
Tenho conhecimentos basicos de SQL ansi e SQL server 2000 e gostaria de saber a resposta para as seguintes questões.
O que forma o metie de um Bom DBA ?
Conhecimento de variso bancos de dados? ser especiaista em um DB?
Quanto a ser especializado em um DB isto se constitue de que ?
Li a SQL magazine e vi algumas matérias bem avançadas conversei com alguns DBAs que mal sabiam do que eu estava falando.
Os caras que são fracos ou o mercado que é menos exigente na area de dados do que é na area de deselvonvimento.
Se alguém pudesse me passar o caminho das pedras que constituem os conhecimentos e o dia a dia de um DBA eu ficaria muito grato.
E se não for abusar, estou pensando em envestir em uma certificação qual me recomendam. Estou pensando em Oracle é a mais adequada ou SQL server Tem mais campo ?
Desde ja muito obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
marcus.magalhaes
Membro Pleno

Localiza?: Campinas

MensagemEnviada: Qua Out 20, 2004 12:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Bom dia.

Como todo mercado, o de banco de dados não poderia ser diferente, vc tem vários níveis de profissionais, e a diferença que isso traz é de respeito perante o mercado e de ascenção profissional.

Como DBA eu acredito que hajam níveis a serem seguidos:

1) Ter uma ótima base de conhecimento sobre o funcionamento de bancos de dados, ou seja, o conceito, pq todos os gerenciadores são baseados nos mesmos conceitos o q muda são as ferramentas, Ex.: de que adianta vc conhecer bem MS SQL Server ou Oracle se vc não conhece como os dados estão estruturados dentro deles, como é feita a pesquisa (e isso é padrão, os maiores gerenciadores usam B-TREE, ou seja BALANCED TREE, como estrutura de armazenamento).
2) É interessante se especializar em um gerenciador : Depende. Aprenda bem um gerenciador, seja SQL Server, seja DB2 ou Oracle, o importante é vc ter um início, e conhecer como ele trabalha.
3) É essencial vc conhecer outros gerenciadores : Sim. Pq vc não vai querer passar a vida toda sabendo uma coisa só. Tenha conhecido do máximo q vc puder, afinal desta forma seu leque de trabalho e sua valoriazação aumenta.
4) Conhecer os sistemas operacionais é importante? Muito, se vc não conhece o sistema operacional, vc não sabe como o gerenciador trabalha com ele e não pode extrair o máximo que o servidor pode te oferecer.
5) Conhecer sobre linguagens é importante? Sim...mas não essencial, é MUITO mais importante vc conhecer o negócio, assim vc pode visualizar como a aplicação pode ser montada e lembre-se a regra do negócio DEVE SEMPRE ficar no banco de dados, assim fica garantido que todos os usuário usam a mesma regra, se a regra está na aplicação e por algum motivo 1 usuário não teve sua versão atualizada, a regra acabou de ser violada.

Espero ter ajudado.

Att,
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
brunocantelli
Novato

MensagemEnviada: Ter Nov 21, 2006 3:00 pm    Assunto: Responder com Citação

olha, eu concordo em quase tudo que o nossa amigo marcus falou. Menos no último ítem ! Procedimentos em bancos de dados vão totalmente contra o conceito de orientação a objetos, reuso etc. Por que? Hoje o interessante é distribuir as aplicações no maior numero de bancos possiveis, e se vc for ter que reencrever suas stored procedures para todos os bancos, e atualza-las em todos os bancos de dados, vai dar um trabalhão. Leia uma dessas últimas clubedelphi, que fala disso. Por isso, só utilize stored procedures e functions quando forem rotinas muito pesadas que fazer pelo banco de dados seria mais rápido, ou que vc sabe que o cliente nunca vai mudar de banco ! tipo, ele ja usa oracle e nunca vai sair dele, mas de resto, nunca use-as.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ARF
Novato

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2007 10:24 am    Assunto: Responder com Citação

O ponto das stord procedures é polêmico e, independente da escolha, sempre haverá prós e contras.

Oq é mais comum, mudar o banco ou o sistema?
E se tiver q mudar uma procedure, vc sai feito um doido alterando todas as aplicações ou altera uma única vez no banco e pronto?

E ainda depende do tipo de aplicação.

Se for web, oq é mais rápido, executar na aplicação e depender do tráfego de rede e link de internet ou executar direto no banco e mandar só o resultado pela rede?

E pra não deixar de falar sobre o tópico original:
O mercado é fechado para DBAs, onde é muito difícil começar sem ter experiência, certificação, etc.
Assim, estágios, trainees, iniciar como desenvolvedor e depois ir 'subindo' aos poucos é bem válido.

É bom 'dominar' um gerenciador e conhecer muito pelo menos o seu concorrente direto, para saber sobre diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens.

No caso de sistemas operacionais, é imprescindível conhecer o ambiente onde roda o servidor e os bancos de desenvolvimento e testes.

Também é imprescindível dominar rotinas de backup e recovery. Isso é uma atividade vital.

Pra tudo tem jeito, menos pra perda de dados.

É isso e muito mais, dependendo do tempo que temos pra discutir.

ARF.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    Fórum DevMedia - Índice do Fórum -> DBA Area Todos os horários são GMT - 3 Hours
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.